quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SEXUALIDADE



DESENROLA
O filme mostra a discussão entre os próprios adolescentes sobre a questão da virgindade, depoimentos da 1ª vez, homossexualismo, gravidez precoce, as ansiedades, as dúvidas, as aventuras, as transformações, os medos e as perspectivas em relação às prioridades de cada adolescente.. Tudo isso de uma forma leve, suave, divertida, respeitando o adolescente ao tratar de temas pertinentes a ele, retratando o seu próprio linguajar e mostrando como ele se comporta no dia a dia com sua galera. Um filme muito interessante em que os jovens se identificam do início ao fim.   

Após ter assistido ao filme, crie um texto opinativo, argumentativo, em torno de 15 linhas em que você exponha a sua opinião a cerca dos temas abordados na obra, tais como:  virgindade, uso da camisinha, gravidez precoce, aborto e as dificuldades que os jovens enfrentam para resolver todas estas questões. Faça um rascunho!  
 
TRAILER -  DESENROLA
    
  

SEXUALIDADE


NAMORO  NA  ADOLESCÊNCIA


NOSSOS FILHOS NAMORANDO, MEU DEUS!



Muitos pais se vêem em dificuldades quando os filhos pré-adolescentes começam a se interessar pelo sexo oposto. Como proceder? Desconhecer? Impor limites? Proibir? Como tudo na vida, o diálogo é fundamental. Tanto desconhecer, quanto proibir são faces de uma mesma moeda. São atitudes que podem ter consequências graves.
Fazer de conta que nada está acontecendo deixa o garoto ou a garota sem referências e a proibição estimula a busca do conhecimento sem controle. O melhor mesmo é a conversa franca, mas amigável. Não temos que estimular o interesse. Temos que estimular a conversa e estar atentos. Com o computador, o pré-adolescente estabeleceu um novo padrão de paquera e de abordagem ao sexo oposto, principalmente para os mais tímidos que, numa proporção considerável, deixaram de lado alguns goles para tomar coragem e se escondem atrás da máquina, permitindo se colocarem mais à vontade.
Desta paquera virtual podem surgir encontros, o ficar e o namoro. Até aí tudo Bem, não fosse a tentação do sexo, explicitado em toda a mídia. Nas novelas, nas propagandas, na música e no cinema. É nesta hora que o papel dos pais se torna ainda mais importante. Se o sexo foi banalizado pelos apelos comerciais, os segredos e os mistérios também precisam ser explicitados. O sexo não é somente prazer. É responsabilidade.
O adolescente precisa saber por intermédio dos pais o que significa o namoro e o sexo. Seus prazeres e dificuldades. Prevenir doenças. Saber da dor. A busca do sexo saudável, prazeroso. Enfim uma gama enorme de informações que vão balizar a decisão do garoto ou garota. Com uma postura de participação, interesse e sem grandes mistérios e segredos, o adolescente certamente vai encontrar tranquilidade e referência para decidir se chegou ou não a hora de praticar o sexo ou se o momento ainda é de paquerar, namorar de mãos dadas e trocar alguns beijos.
Tudo isso sem pressa e sem culpa. Sem culpa de ter cometido um grande erro de consequências imprevisíveis; sem culpa de ser diferente dos mais apressadinhos e líderes do grupo. Portanto, quanto menos mistérios, menos segredos, menos riscos de uma gravidez precoce ou pior de uma DST.
              Ana Stuart
                         psicóloga e terapeuta familiar

                                                                                    
Com base na leitura e interpretação do texto “Nossos filhos namorando,  Meu Deus!”, da psicóloga Ana Stuart, responda às questões abaixo:

01. O que sugere o título do texto?
02. Como os pais devem proceder, quando seus filhos começam a se interessar pelo sexo oposto?
03. Qual é a hora em que o papel dos pais se torna mais importante?
04. Que consequência pode trazer a paquera virtual?
05. Qual é o  conceito de sexo, segundo a psicóloga e terapeuta familiar?
06. Segundo a autora, tanto não interferir como proibir trazem consequências graves. Qual seria o meio termo pra você?
07. Qual deve ser segundo o texto, a orientação dos pais sobre namoro e sexo?
08. “Portanto, quanto menos mistérios, menos segredos, menos riscos de uma gravidez precoce ou de uma DST.” O que ela propõe em suas palavras? Comente em torno de 10 linhas.