domingo, 5 de junho de 2011

5 DE JUNHO - DIA DO MEIO AMBIENTE

O LIXO E SUAS CONSEQUÊNCIAS


A TERRA, UM PLANETA DOENTE?


Não estamos falando de um paciente humano, e sim de nosso lar, a Terra. O que está acontecendo com o nosso planeta? Ar poluído, aquecimento global, águas contaminadas e resíduos tóxicos são apenas alguns dos sintomas da grave enfermidade que aflige o planeta.  O que fazer? Qual é a extensão do problema? A Terra está mesmo tão doente assim? Como isso afeta a vida das pessoas? Vamos dar uma olhada em apenas alguns dos fatores que nos ajudarão a entender por que se pode dizer que a Terra não está apenas com uma leve indisposição, mas gravemente doente.
A mídia frequentemente apresenta manchetes e declarações que chamam atenção ao deplorável estado de saúde da Terra. Veja alguns exemplos: “Pesca com dinamite transforma fundo do mar em campo de extermínio”. “Um bilhão de asiáticos correm risco de ficar sem água potável daqui a 24 anos”. “A cada ano paga-se para que quarenta milhões de toneladas de lixo tóxico sejam despejadas em outros países”. “Quase dois terços dos 1.800 poços do Japão estão contaminados”. “O buraco na camada de ozônio sobre a Antártida está maior do que nunca”.
OCEANOS: Grandes extensões dos oceanos sofrem com a pesca predatória. Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente diz que “70% das regiões de pesca marinha são tão exploradas que a reprodução mal consegue, se é que consegue repor o que se pesca”. Por exemplo, a população de bacalhau, merluza, e linguado no Atlântico Norte caiu em até 95% entre 1989 e 1994. Se a tendência persistir, o que será dos milhões de pessoas que dependem do mar como principal fonte de sustento? Além disso, estima-se que, todo ano, de 20 milhões a 40 milhões de toneladas de animais marinhos sejam capturados e jogados de volta ao oceano — em geral feridos ou mortos. Por quê? São criaturas capturadas acidentalmente com os peixes de valor comercial, mas que são consideradas refugo.
FLORESTAS: O desmatamento tem muitos efeitos colaterais. Com menos árvores, diminui a capacidade da Terra de absorver dióxido de carbono, que segundo se diz é uma das causas do aquecimento global. Com a destruição das matas, desaparecem espécies de plantas que poderiam fornecer medicamentos vitais. Mas a taxa de destruição das florestas continua num ritmo constante — de fato, aumentou nos últimos anos. Alguns especialistas acreditam que, se isso continuar, as florestas tropicais desaparecerão em cerca de 20 anos.

RESÍDUOS TÓXICOS: Materiais perigosos despejados em terra ou no mar representam um perigo em potencial para milhões de pessoas. Resíduos radioativos, metais pesados e subprodutos da fabricação de plástico são alguns dos elementos que podem causar anomalias, doenças ou mortes ao homem e aos animais.
SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: Nos últimos cem anos, começaram a ser usadas cerca de 100.000 novas substâncias químicas. Elas acabam contaminando o ar, o solo, a água e os alimentos. Relativamente poucas delas foram analisadas quanto ao seu efeito sobre a saúde humana. Mas entre as que foram testadas, um bom número foi considerado carcinogênico ou causador de outras doenças.
Há muitas outras ameaças ao nosso meio ambiente: poluição do ar, esgotos não tratados, chuva ácida, escassez de água limpa. Mas as poucas mencionadas acima são suficientes para comprovar que a Terra está bem doente. É possível salvar esse paciente, ou já se trata de um caso perdido?
A destruição indiscriminada do meio ambiente afeta a grande maioria das pessoas. Por isso, todos nós deveríamos nos preocupar com a saúde e a preservação do nosso lar. Afinal, onde moraríamos caso a Terra se tornasse inabitável?
AQUECIMENTO GLOBAL

Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes  climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. 
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.   

COMO SALVAR O MEIO AMBIENTE?

Uma das formas de salvar o meio ambiente é o fato de todos nós começarmos a nos preocupar com o bem-estar e a saúde de outras pessoas. Plante uma árvore invés de você desmatar, ajude as pessoas a se conscientizarem do problema que as queimadas podem causar, ajude-as a ter cuidado com si próprias, não jogarem gorduras de panelas no esgoto, ajude-as a se conscientizarem de serem mais limpas, invés de jogarem lixo na pia, reciclar ele, sou seja, usar ele pra se fazer sabão, e não usar esse método de jogar na pia.
Queimadas elas ajudam o meio ambiente a ficar mais poluído do que já é, as indústrias soltam uma grande quantidade de agentes químicos na fumaça que é liberada, e por cima disso ele são uma das maiores causas do aquecimento global. Se você se conscientizar de fazer a sua parte, você poderá ajudar muita gente a viver bem, não dê ouvidos ao que as pessoas dizem , seja culto , faça a sua parte.
ATIVIDADES:
01. Criar cartazes denunciando as causas da destruição do meio ambiente e apresentando formas de como se salvar essa destruição.
02.  Desenvolver pesquisas sobre:
a) As razões do Aquecimento Global.
b) O que se pode fazer para proteger o meio ambiente.
c) A importância da reciclagem de papéis, metais, vidros e plásticos.
d) Por que se deve  usar a água de forma consciente.
e) As consequências da devastação das matas e das queimadas.
f) As consequências que podem ocorrer com a poluição de rios, lagos e mares.
g) O que pode ocasionar a poluição do ar e a permanência de alguns poluentes na atmosfera por longo tempo.
h) As consequências que o lixo pode trazer ao meio ambiente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário