sábado, 30 de abril de 2011

DIA DO TRABALHO

Projeto  -  2º Bimestre  -  Texto 6
A Origem e o Significado do Dia do Trabalho

Primeiro de maio é o Dia do Trabalho. No Brasil e em alguns países do mundo é um feriado nacional. Um dia dedicado a festas, passeatas e reivindicações dos trabalhadores. Mas como teria surgido o Dia do Trabalho? Em 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. Dentre as principais reivindicações estavam a redução da jornada de  13 para 8 horas, melhores salários, descanso semanal remunerado e um período anual de férias. Nesse mesmo dia ocorreu no país uma greve geral de trabalhadores.
Os conflitos com a polícia se tornaram constantes. Oito operários morreram nesses embates. Muitos trabalhadores foram presos e alguns foram enforcados depois de um julgamento injusto, em que foram acusados de liderar as manifestações que tiveram início no dia primeiro de maio. Em 4 de maio de 1886, novas manifestações tomaram conta das ruas de Chicago. Desta vez, morreram 12 trabalhadores e dezenas de pessoas ficaram feridas.
A escolha da data do primeiro de maio foi feita pela Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, em 1889. Foi uma homenagem aos trabalhadores mortos pela repressão policial nos Estados Unidos.
No Brasil, o primeiro de maio é comemorado desde o ano de 1925, por decreto sancionado pelo presidente da república Artur Bernardes. De lá para cá, a data foi comemorada de diversas formas. Em 1940, o presidente Getúlio Vargas anunciou o novo salário mínimo. Em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho, que visava resolver os conflitos existentes entre os trabalhadores e seus patrões. Em 1943 Vargas criou a Consolidação das Leis do Trabalho. Esse conjunto de leis estabeleceu a jornada de oito horas de trabalho por dia, o descanso semanal remunerado, a regulamentação do trabalho de menores e mulheres, a criação da Previdência Social entre outras medidas. Muito do que foi criado por Vargas permanece até os dias atuais. Hoje, a data perdeu um pouco do caráter reivindicativo. No feriado, geralmente há festas organizadas pelas principais centrais sindicais do país.
Atividade -  Pesquisa  e/ou Debate

Há no Brasil duas principais centrais sindicais brasileiras: a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a CGT (Central Geral dos Trabalhadores).
01.  Qual é o principal objetivo dessas duas centrais sindicais?  Quais as principais diferenças ideológicas entre elas? Quais partidos políticos estão ligados a elas? Quais sindicatos fazem parte dessas organizações?
02. Quais as principais dificuldades existentes hoje  no mercado de trabalho ? Quais são as principais reivindicações dos trabalhadores nos dias atuais?

O Trabalho Infantil no Brasil

O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos. Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz.

Discriminação ao trabalho da mulher ainda não acabou
Historicamente, o trabalho da mulher sempre esteve presente nas diversas épocas e lugares, sendo relevante para o progresso da humanidade. No entanto, a integração da mulher no mercado de trabalho foi difícil e marcado pela subalternidade e pela discriminação. Apesar de atualmente serem legalmente assegurados às mulheres os mesmos direitos concedidos aos homens — seja no campo da remuneração, na promoção do trabalho, na política e cultura — a mulher durante muitos anos teve uma educação diferenciada da masculina, treinada para servir seu companheiro e procriar, enquanto o homem para assumir a posição de trabalhador e soberano da família. No entanto, a discriminação ao trabalho da mulher não foi eliminada de forma total, podendo-se destacar algumas razões comumente utilizadas pelos empregadores referentes ao custo da mão-de-obra feminina: redução da produtividade da gestante na empresa, onerosidade na manutenção de locais apropriados à guarda dos filhos, substituição da trabalhadora durante o período do afastamento, entre outros.
Atividade -  Produção de Texto
Crie um texto opinativo, em torno de 15 linhas, em que você coloque o seu ponto de vista sobre o trabalho infantil, a discriminação da mulher no mercado de trabalho e as dificuldades que o jovem enfrenta para conseguir seu primeiro emprego, mencionando algumas sugestões  que poderiam resolver estas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário