quinta-feira, 7 de abril de 2011


Dia do Índio

Comemora-se no dia 19 de abril o dia do índio. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943.
Nada mais justo do que homenagear o índio, o primitivo dono das terras do Brasil, a que algumas tribos chamavam Pindorama (Região das Palmeiras). Os índios influíram muito em nossa cultura com seus costumes, e grande é a quantidade de palavras que nos legaram.
Muitas cidades e alguns Estados brasileiros possuem nomes indígenas, como por exemplo, o Pará, Paraná, Araraquara, Piratininga, Mogi Mirim, Embu e vários outros; isto sem contar os nossos bairros tais como Itaquera, Tatuapé, Vila Guarani e tantos outros.
Os índios são indivíduos sociais, isto é, vivem em sociedade, que se alicerça num código de conduta que sabem respeitar. Tinham suas leis, seus costumes, suas histórias e tradições.
Embora não conhecem a escrita, possuíam um vasto vocabulário, que era transmitido oralmente de geração a geração.
Gostam de danças e sempre cultuaram a música. Os Tupi-Guaranis constituíam a família linguística mais importante de nossa terra.
Várias outras tribos tiveram papel relevante em nossa história, tais como os
Tibiriças, Araribóia, Filipe Camarão (Poti) e outros.
No Brasil temos a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão estatal criado em 1967, pela lei 5.371, para substituir o Serviço de Proteção ao Índio (SPI).
Funciona em Brasília, Distrito Federal. Entre seus objetivos está o estabelecimento da política indigenista, administração do patrimônio indígena e proteção das populações indígenas e suas terras.
A FUNAI postula a demarcação das terras para que os índios se auto sustentem
e mantenham íntegra sua cultura. A entidade está procurando adequar-se às diretrizes constitucionais para concluir o processo de regularização das terras e atender às necessidades das diferentes tribos.
Comemorar o Dia dos Povos Indígenas em 19 de abril é importante. Não como se costuma fazer por aí: com penas na cabeça, pintura no rosto, recitando um poema do livro de História.
Comemorar esse dia é recuperar a verdadeira história, é denunciar o descaso que governantes, empresários e os “donos da grana” têm para com as nações indígenas. Na realidade, o que os índios querem é terra e liberdade que por direito sempre lhes pertenceram. Também querem respeito, que só poucos entendem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário